Acesse nosso site
Acesse www.oesteemfoco.com.br
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Projeto Agricultura Familiar Periurbana em Guaratiba
A AS-PTA (Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa) foi criada em 1984 para promover o desenvolvimento da agricultura brasileira com base nos princípios da agroecologia e no fortalecimento da agricultura familiar..
As ações do Programa de Agricultura Urbana são desenvolvidas em parceria com organizações locais dos/as agricultores e instituições de ensino, pesquisa e extensão. A AS-PTA vem buscando atuar através de redes sociais que possibilitem o fortalecimento das organizações dos agricultores em sua busca por autonomia e garantia de políticas públicas que apoiem a agricultura familiar sob um enfoque agroecológico.
Na região Metropolitana do Rio de Janeiro, a AS-PTA participa ativamente da Articulação de Agroecologia da Região Metropolitana, enfrentando questões características da região:
- A pressão imobiliária sobre as áreas rurais dos municípios;
- A desvalorização e a falta de investimento na agricultura;
- A dificuldade de acesso a políticas públicas;
- O uso indiscriminado de agrotóxicos e de práticas danosas ao meio ambiente e à saúde dos/as agricultores/as;
- O baixo aproveitamento do potencial produtivo e de acesso a mercados
Por outro lado, a AS-PTA vislumbra o potencial da região de Guaratiba para a prática da agricultura urbana e periurbana, reconhecendo a existência de diversas experiências que buscam promover a agroecologia e a agricultura camponesa em contraponto ao modelo de desenvolvimento dominante fundado no agronegócio empresarial e na urbanização indiscriminada.
Para o ano 2011, a AS-PTA vai fortalecer a sua inserção na região metropolitana do Rio de Janeiro através do Projeto Agricultura Familiar Periurbana: gerando trabalho e renda em comunidades empobrecidas da Região Metropolitana, que será patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania.
Qualquer lider comunitário que se propõe a desenvolver hortas comunitárias ou incentivar a agricultura familiar no local onde mora, basta reunir em um grupo, formal ou não, seus vizinhos e pessoal da redondeza e entrar em contato com a AS-APTA que a ONG vai assessorá-lo e orientá-lo com relação ao seu projeto. Estão incluídos nesse assessoramento palestras, cursos e seminários com orientações e treinamento sobre Agricultura Familiar Periurbana.
Para realização desse projeto a ONG está abrindo uma vaga para um profissional de ciências agrárias ou áreas afins, duas vagas de estágio para estudantes de graduação dos cursos de ciências agrárias ou áreas afins e uma vaga para estágio em comunicação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não permitimos palavras de baixo calão, nem acusações sem a apresentação dos fatos.