Acesse nosso site

Acesse www.oesteemfoco.com.br

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DO RIO É ENTREVISTADO PELO JORNAL OESTE EM FOCO, NA EDIÇÃO DE JANEIRO.

Nesta edição, entrevistamos o Presidente da Câmara de Vereadores do Município do Rio de Janeiro, Vereador Jorge Felippe. O parlamentar já foi eleito cinco vezes vereador.

Presidente da CMRJ, vereador Jorge Feippe.
Jorge Felippe é carioca de Bangu, professor, bacharel em Direito, foi presidente da Associação Comercial e Industrial da Região de Bangu (ACIRB), diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro, presidente da Companhia Estadual de Habitação (CEHAB), diretor administrativo e financeiro da Companhia Brasileira de Transporte Urbano (CBTU) e hoje, como Presidente da CMRJ, exerce papel fundamental a frente do legislativo para a aprovação de propostas de interesse comum à população desta cidade.

Jornalista Ronaldo Cunha - RC

Vereador Jorge Felippe - JF

RC - Vereador, qual é a sua relação, como Presidente desta casa, com o Prefeito Eduardo Paes ?

JF- Desde que assumi a Câmara (eleito por unanimidade e agora reeleito por unanimidade), colocamos aqui um ponto para esta relação. Qualquer mensagem (propostas ou projetos de interesse público), enviada a CMRJ, deverá estar presente o titular da respectiva pasta, para discutirmos, apresentarmos emendas, tentando o seu aperfeiçoamento. Desta forma, todas as mensagens enviadas a esta casa, são devidamente discutidas e em sua grande maioria aprovadas, não impedindo o Prefeito de executar as melhorias necessárias que a nossa cidade precisa. Anteriormente isso não acontecia, na gestão passada, mais de 70 propostas foram negadas, não por serem improdutivas, mas pela falta do diálogo. O Prefeito Eduardo Paes, aceitou este novo modelo e o resultado é surpreendente, nunca se investiu tanto na cidade do Rio de Janeiro.

RC- Atualmente, falamos muito na integração entre a Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal. De que forma esse relacionamento funcionava e, quais são os benefícios hoje ?

JF - O Rio de Janeiro está vivendo um momento mágico. Na gestão do Prefeito César Maia, tinhamos um Prefeito que sonhava em ser Governador, tínhamos um Governador, o Garotinho, que queria ser Presidente da República, e tínhamos um Presidente que queria dialogar com o Governador e não era recebido nem no aeroporto; isso dificultava a relação entre os entes federativos. Hoje é diferente, existe um pleno entendimento entre a Prefeitura, Governo do Estado e a União. O interesse pessoal ficou de lado e com isso lendas foram chegando ao fim, por exemplo: quantas vezes falamos no bilhete único ? Desde 1988 é citado na lei orgânica do município. Mas, só agora, junto com o Executivo, foi aprovado pela CMRJ.

Uma outra lenda era a revitalização da região portuária. Há 30 anos se defende tal revitalização, e essa não acontecia. Agora, a prefeitura já tem R$ 7 bilhões reservados para essa região, o Governo Federal já enviou R$ 3,6 bilhões para o município e por este motivo, teremos a região portuária mais bela do mundo. Um orgulho para todos nós, cariocas.

RC- A Zona Oeste, é a região que recebe mais investimentos da Prefeitura. Em sua opinião, como representante da Zona Oeste nesta casa, qual é o de maior importância ?

JF- Na realidade, existem um conjunto de obras relevantes. Na área de saúde por exemplo, já foram construídas diversas UPAs 24h e cerca de 20 clínicas da família na Zona Oeste, correspondendo ao atendimento de quase 50% da população da região. Temos o hospital Pedro II, que há anos estava ao relento, totalmente abandonado e que sem dúvidas, será um hospital de referência na Cidade.

Para obras e projetos de urbanização, podemos destacar a construção da TransOeste e da TransOlímpica que ligará a Avenida Brasil à Barra da Tijuca em 7 minutos, e o trajeto Santa Cruz x Metrô da Barra, será percorrido em 35 minutos. Diversos bairros da região, estão recebendo o programa Bairro Maravilha Oeste, com urbanização, iluminação e pavimentação. Nas vias principais o Asfalto Liso, mudou o aspecto da nossa Zona Oeste.

Falando de transportes, o BRT, recentemente batizado como Ligeirão, vai transportar cerca de 150 passageiros, com conforto e qualidade. Não só a Zona Oeste, mas no Rio de Janeiro, nunca se investiu tanto. Vale ressaltar que os recursos aplicados são possíveis, graças a Câmara de Vereadores desta Cidade.

RC- Presidente, o que falta em nossa região para melhorar a qualidade de vida ?

JF- Eu só acredito, na evolução de uma Cidade, Estado ou País, através da educação. Eu aproveito, após 12 anos de luta, para falar do turno único. Eu não o inventei, Brizola não inventou, mas nos Países de primeiro mundo, prioriza-se a educação, onde se aplicam de 5 à 7 horas de aula diariamente. No nosso Estado, Brizola tentou viabilizar o turno único através dos Brizolões, infelizmente, governos posteriores, foram destruindo esta concepção de educação.

Recentemente, viabilizei a aprovação de um projeto, e o Prefeito Eduardo Paes, concordou e sancionou, estabelecendo que, no prazo de 10 anos, todas as escolas do município, terão que ter turno único. Uma proporção de 10% das escolas a cada ano, com índice de desenvolvimento humano mais baixo. A Zona Oeste, será muito beneficiada.

O Jornal Oeste em Foco, agradece ao Presidente da CMRJ, Vereador Jorge Felippe, pelas informações prestadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos palavras de baixo calão, nem acusações sem a apresentação dos fatos.